Inspeção Veicular
- Análise “pós” de emissão de poluentes (veículos reprovados)
Por essa eu não esperava! O carro anda bem, tem bom desempenho, sempre faço as revisões e agora de surpresa a reprovação na inspeção veicular. O carro está poluindo muito; está fora do padrão e precisa concertar para passar na vistoria porque se eu não passar não consigo licenciar, tomo multa, não consigo vender ou transferir o veículo. O que fazer?
Não se preocupe. Traga seu veículo na oficina e vamos fazer juntos uma avaliação do problema.
- Análise “pré” de emissão de poluentes (inspeção veicular)
As discussões sobre o problema da poluição causadas por emissões veiculares já são antigas e vêm evoluindo com o passar do tempo.
No Brasil, o principal passo dado na direção de uma normatização desse assunto foi o PROCONVE. Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, instituído em maio de 1986, que definiu em Outubro de 1993, os primeiros limites de emissão para veículos leves e pesados. Foi baseado na experiência internacional dos países desenvolvidos e exige que os veículos atendam ao limites estabelecidos em ensaio padronizados e com combustível de referência.
Os gases que entram nessa contabilidade são os monóxidos de carbono (CO), Hidrocarbonetos (HC), Óxidos de nitrogênio (NOx), além de matéria particulado expelido por motores a diesel e aldeídos, resultado da queima do álcool combustível. Na contagem de matéria particulado, o teor de Enxofre do combustível e do lubrificante é fator de extrema importância.
O programa estabeleceu a redução gradativa dos valores limites para cada tipo de poluentes, separando as especificações para veículos leves (Proconve L) que caminha para sua fase 5 e veículos pesados movido a diesel (Proconve P) que entra na sua sexta etapa, ambas a partir de Janeiro de 2009, seguindo a resolução n°315 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).
Na prática é necessário a avaliação de todos os valores indicados pelo analisador.
Os motores com ignição a centelha (ciclo Otto: gasolina, álcool ou gás) apresentam como resultado da combustão uma serie de gases que, analisados permitem uma verificação sobre o nível de emissões de poluentes.